domingo, 2 de dezembro de 2012

CONSTRUINDO GRÁFICOS NO COMPUTADOR PORTÁTIL UCA






 Professora:Leandra Bárbara


GT 5: Educação e Tecnologia.

RESUMO: Este trabalho relata experiência com uso de tecnologia digital no ensino de  matemática, com alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental (EEEF) Paulo Freire,situada no município de Vilhena. Esta é uma das escolas brasileiras que fazem parte da Fase Piloto do Projeto “Um Computador por Aluno” (Projeto UCA) e desde 2010, seus professores e gestores participam do curso Formação Brasil que capacita esses profissionais para a integração das tecnologias digitais no currículo da escola. Após aprender a usar o programa software KCHART ,aplicativo para a construção de gráficos no Laptop educacional Classmate,  surgiu a oportunidade de utilizá-lo com os alunos do 4ºano B período vespertino, no estudo do conteúdo relacionado com a produção de lixo doméstico, dentro do projeto “Reciclagem, poluição e tecnologia” (REPOTEC) que vem sendo desenvolvido na escola.A escola junto com a comunidade escolar vem recolhendo o que se consideraria como lixo,mas são materiais passíveis de serem  reutilizados na reciclagem ou em artesanatos.Professor e orientador educacional ,realizaram a seguinte atividade :Com os dados obtidos construir tabelas e gerar gráficos.O material recolhido é pesado item por item  e anotado,com os números em mãos surgiu a necessidade de organizar os mesmos de forma que todos tivessem acesso.Utilizando a calculadora digital calculou-se o quantitativo por turma. Organizou-se os dados em tabelas feitas pelos alunos.Transformamos estes dados em gráficos utilizando o KCHART ,aplicativo do Laptop. Esta atividade permitiu fazer a transposição didática do que foi aprendido no curso de formação durante a apropriação tecnológica do computador portátil UCA, por meio da colaboração entre os profissionais envolvidos, pois se admite que houve algumas resistências iniciais para a inserção desta tecnologia em sala de aula, superada com apoio dos colegas e formadores. Atividade simples,que envolveu a turma na construção de um conhecimento que para eles fazia sentido, tornando a aula prazerosa  e a participação foi o ponto forte. Com o gráfico pronto no laptop, foi à vez de salvar e construir outro  utilizando os mesmos dados, mas desta vez no papel quadriculado. Vemos assim a importância de considerar as diversas tecnologias, não desfavorecendo a importância do lápis e do papel na concepção de um conhecimento matemático.

Palavras-chave: Tecnologia educacional. Inclusão digital. Planilhas eletrônicas. Conteúdos curriculares. Comunidade de aprendizagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário